Análise da Semana, Coreia do Norte, Míssil, ONU, Política Externa, Terrorismo

Acontecimentos Recentes da Política Externa Brasileira

Kayque Ferraz Costa

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil reiterou seu repúdio aos atentados terrorista que ocorreram em Londres (Inglaterra), em Nasiriya (Iraque) e em Al Arish (Egito). O Itamaraty apontou que está monitorando a situação de brasileiros nesses locais, e também nas localidades que foram atingidas pelo furacão Irma e pelo terremoto do México. Assistência consular emergencial está operando diretamente para ampliar os núcleos de atendimentos a brasileiros.

Na última sexta-feira (15/09), o Brasil repudiou “com a maior veemência” o lançamento do míssil balístico pela Coreia do Norte. Segunda a Nota 311 (ver link), o país entende que este foi um ato que de desestabilização da segurança regional e internacional e violou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Marcando mais uma vez sua posição internacional de país pacificador, a nota brasileira finaliza conclamando as partes envolvidas a “conter a escalada de tensões e criar as condições necessárias à retomada das negociações para a paz e a desnuclearização da Península Coreana.”

Entre os dias 11 e 13 de setembro, uma comitiva interministerial visitou a Colômbia para “intercâmbio de experiências com as autoridades colombianas sobre o controle, o monitoramento e a assistência aos migrantes venezuelanos”. A missão contribui para o aprimoramento da estratégia brasileira entre o Governo Federal e os estados de Roraima e Amazonas sobre o fluxo migratório da Venezuela.

Por fim, entre os dias 13 e 15 de setembro, aconteceu em Brasília a I Conferência sobre o Micro e Pequeno Empreendedorismo Brasileiro no Exterior. Órgãos como MDIC, APEX, Banco do Brasil, Secretaria da Receita Federal, SEBRAE participaram do evento além de 30 representantes das comunidades empreendedoras brasileiras de 15 países diferentes. O intuito da reunião foi analisar mecanismos de ampliação dessas instituições no apoio aos empreendedores brasileiros que anseiam pelo mercado externo (para saber mais, ver link).

Enfim é isso. Até a próxima semana.

Para mais informações:

I Conferência sobre o Micro e Pequeno Empreendedorismo Brasileiro no Exterior

Nota 311

Reforço do diálogo com a Colômbia sobre a migração venezuelana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s