Análise da Semana, Civis, Conflitos, Corrupção

Conflito em Achacachi, Bolívia, é ignorado pela mídia internacional

Luísa da Silva Gomes

Achacachi é uma pequena cidade boliviana que está enfrentando uma séria crise representativa.Os conflitos são intensos e parecem não ter fim, muitas pessoas foram feridas e o conflito entre militares e civis está se acirrando a cada dia mais. Apenas disso, até o dia de hoje não fui capaz de encontrar nenhuma notícia sobre o ocorrido na mídia brasileira ou americana (não posso afirmar com 100% de certeza que nada foi noticiado, porém com certeza o tema não tem sido fortemente abordado pela mídia internacional).

O conflito que já dura mais de sete meses, iniciou-se com a mobilização de grupos contrários ao governo que pedem a renúncia do prefeito Edgar Ramos acusado de corrupção e roubo, além disso, o grupo pede a libertação do dirigente Snor Condori e de dois professores acusados de incitar os manifestantes. Como forma de protesto, os civis estão bloqueando estradas desde o dia 22 de agosto.

No dia 18/09, o Papa Francisco reuniu-se com bispos bolivianos e tratou sobre temas como o conflito marítimo envolvendo a Bolívia e os conflitos em Achacachi. Pediu para que os jovens não desistam antes do tempo e que sigam com seus ideais cuidando e conservando a fé, vale ressaltar que cerca de 85% da população boliviana é católica.

No mesmo dia que o Papa tratou do assunto, alguns vídeos viralizaram na internet. Todos, mostrando a violência dos militares com a população da cidade, um deles em especial mostrava militares atirando gás lacrimogêneo contra um mini ônibus em movimento que transportava a população, dentro do ônibus haviam homens, mulheres e crianças.

Para saber mais:

Ataque contra o mini ônibus:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s