Assembleia Geral, Coreia do Norte, EUA, Imigração, ONU, Relações Exteriores

Assembleia Geral da ONU: Posição da Itália sobre a Coreia do Norte, semelhanças e diferenças com os EUA, e a Crise Migratória

Isabella Nicotari

“Os desafios globais não se resolvem sozinhos, ou com muros; mas com uma abordagem comum.” Essas foram as palavras do primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (19), em Nova York.

Sem nenhuma vez citar o presidente americano, Gentiloni reforçou a ideia de que a Itália não concorda com as ideologias do atual governo dos EUA. Porém, em entrevista à imprensa italiana, ele afirmou que a visão de Donald Trump sobre o mundo foi o que fez com que ele seja eleito nos Estados Unidos, e isso deve ser respeitado – mas respeitar não significa que não existam diferenças entre os dois países. Embora a Itália concorde com a política antiterrorismo americana, as nações divergem em praticamente todo o resto, como a questão das mudanças climáticas, por exemplo.

A respeito da Coreia do Norte, o chefe de governo italiano afirmou em seu discurso que é a favor da pressão internacional sobre o país, mas também por uma solução pacífica, novamente se esquivando dos ideais americanos – dessa vez, do de intervenção militar.

Sobre a crise migratória, Gentiloni afirmou que a Itália “é e quer continuar sendo um país que acolhe a todos, embora seja consciente do vínculo inseparável entre o princípio da solidariedade e da segurança”. Ele ainda cobra uma solução da comunidade internacional a respeito da crise, lembrando a todos que “a África é o futuro da Europa”.

Em relação à Líbia, o representante da Itália afirmou que o país continua fortemente comprometido com as autoridades líbias, e que apoia um diálogo inclusivo para uma Líbia “unida, democrática e estável”, livre da ameaça de terrorismo e capaz de cooperar na gestão dos fluxos migratórios.

Para saber mais: