Discriminação, Eleição, Política Pública

Neutralidade finlandesa? Próximas eleições presidenciais

Ana Letícia Palacio Hortolani

Muito se fala no cenário internacional sobre a “neutralidade” de alguns países. Por ter sido um país vizinho da União Soviética e não ter entrado em diversos conflitos contra o mesmo, é assim que vemos a Finlândia. Segundo o político Ralf Törngren, “a política externa de um país pequeno deve ter um propósito: a proteção de sua independência e a segurança”.         

Quando pensamos em superpotências, partimos do pressuposto dos estados com poderio militar, influência externa, dentre outras características. Os países tidos como “neutros” não ganham muita visibilidade internacional, no entanto, no caso finlandês, temos muito o que aprender com suas políticas públicas e com o famoso “bem-estar social”. A política externa do país segue essa mesma linha de pensamento, porém, quando se trata de uma República Parlamentar, há diferenças na condução da política interna por termos um chefe de estado e de governo.

As eleições presidenciais da Finlândia estão previstas para acontecer em 2018, e pesquisas já estão sendo feitas a fim de realizar previsões para seu resultado. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Helsingin Sanomat, o atual presidente Sauli Niinistö, é extremamente popular à reeleição, sendo até mesmo improvável a necessidade de um segundo turno.

O governo passou recentemente por um período conturbado após a eleição de conservadores nas eleições municipais. A nomeação de um líder de extrema-direita no partido True Finns, também mexeu com o cenário político finlandês, fazendo com que a coligação de três partidos se dissolvesse. O atual líder do partido é Jussi Halla-aho, que além de defender a saída da Finlândia da União Europeia, também já foi judicialmente condenado por declarações discriminatórias contra muçulmanos. De acordo com o Financial Times, era previsto um crescimento econômico de 3% esse ano, e após uma grande recessão, esse não é o melhor momento para se iniciar uma crise política.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s