Análise da Semana, Imigração, Proteção, Veto

Atual relação entre Venezuela e Estados Unidos

Julia Viana

A embaixada dos EUA na Venezuela, localizada em Caracas, pediu aos seus cidadãos que realizam trabalhos diplomáticos na cidade e no resto do país para aumentar as medidas de segurança para proteger sua integridade.

O Departamento de Estado atualizou ontem (25/09) às medidas sobre “os movimentos dos diplomatas dos EUA e suas famílias” e alertou para manter a vigilância diante de uma crescente onda de sequestros do pessoal da embaixada. A embaixada informou que, nas últimas semanas, houve vários sequestros de pessoas viajando em veículos com placas diplomáticas, bem como outros incidentes.

E para continuar as desavenças entre os Estados Unidos e a Venezuela, Donald Trump substituiu neste domingo (24) o polêmico veto imigratório a países de maioria muçulmana por um decreto que impõe restrições a oito nações, entre elas a Coreia do Norte e a Venezuela.  Os países que serão afetados são: Irã, Líbia, Síria, Iêmen, Somália, Chade, Coreia do Norte e Venezuela. O decreto deve entrar em vigor no próximo dia 18 de outubro.

Presidente dos EUA, Donald Trump (esq.) e Presidente Nicolás Maduro (dir.)

Em resposta a veto, o governo venezuelano acusou os Estados Unidos de “terrorismo psicológico’’. ‘’Esse tipo de lista é incompatível com o direito internacional e constitui uma forma de terror psicológico e político”, disse a chancelaria venezuelana em nota. Após o veto imigratório Trump, fez nesta terça-feira um apelo para que a União Europeia (UE) aplique sanções ao “regime socialista da Venezuela” e agradeceu o apoio da Espanha nesse esforço coletivo. O presidente americano afirmou que na Venezuela a população “tem suportado uma fome imensa, sofrimentos e perigos, além de instabilidade política” sob o que denominou de “um opressivo regime socialista”. Até o momento somente os Estados Unidos e o Canadá adotaram sanções financeiras ou contra funcionários do governo Venezuela.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s