Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Coreia do Norte, ONU, Paz, Relações Exteriores, Venezuela

Chanceler Uruguaio pede cautela e cooperação aos Estados Unidos e Coreia do Norte

Ana Letícia Palacio Hortolani

Tendo em vista que o Uruguai é membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, é de suma importância ficarmos cientes do pronunciamento do país na 72º sessão da Assembléia Geral, que aconteceu em Nova Iorque.

Apesar de ter sido inaugurada dando ênfase na busca pela paz, pelo convívio pacífico entre todos os povos, o primeiro pronunciamento do presidente norte-americano Donald Trump, tomou um rumo completamente oposto. Em seu discurso, criticou a Venezuela, Irã e principalmente a Coreia do Norte. O presidente demonstrou hostilidade ao referir-se a Kim Jong-un, líder norte-coreanos, sendo uma de suas frases mais marcantes a ameaça de destruir o país, caso fosse necessário contra-atacar.

Em relação ao pronunciamento de Trump, Rodolfo Nin Novoa, Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, pediu cautela nas agressões verbais, e o fim dessa política de confronto. Em seu discurso, o chanceler pediu cooperação da Coreia do Norte para assegurar a paz, abandonando completamente os programas nucleares, e afirmou que a diplomacia é a única maneira de solucionar conflitos. Nin Novoa também discursou sobre as críticas feitas pelo presidente norte-americano a Venezuela, e condenou veemente qualquer tentativa de intervenção militar na América Latina, independente da situação em que o país se encontra, e relembrou as experiências históricas que só trouxeram malefícios.

Por fim, o ministro defendeu uma maior transparência dos assuntos discutidos á todos os países membros das Nações Unidas, e expressou a satisfação do Uruguai em sempre promover a paz, afirmando que a América Latina tornou-se hoje uma região pacífica.

Para saber mais acesse:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s