Acordo de Paris, Assembleia Geral, Crise, Estabilidade, ONU

Bolívia na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Luísa da Silva Gomes

No dia 22 de Setembro deste ano, iniciou-se a 72.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas que ocorreu em Nova York, onde representantes de diversos Estados discursaram. Finalmente, no dia 26, contamos com o discurso do presidente boliviano Evo Morales, que discursou no mesmo dia que o atual presidente brasileiro Michel Temer, e outros, como, Donald Trump, Emmanuel Macron, Juan Manuel Santos e Binyamin Netanyahu.

O presidente Boliviano, inicialmente, destacou a importância da carta das Nações Unidas sendo ela uma das possibilitadoras de uma maior estabilidade internacional. Principalmente, em um momento como o que vivemos, em um mundo de crises e agressões externas; citou ainda as mortes na Síria, Líbia e as fortes crises enfrentadas no Iêmen.

Além disso, Evo Morales mais uma vez, ressaltou que grande parte desses problemas internacionais fora causada pela intervenção de um Estado na soberania de outro, e um dos resultados disso, foi a formação de grupos terroristas (os quais a Bolívia condena).

Foram citados também, os problemas ambientais, onde os países do Sul são os que menos poluem e os que mais sofrem. E evidentemente, citou a falta de adesão estadunidense para com o que foi acordado no Acordo de Paris.

E ao tratar da problemática a qual ele chamou de maior número de refugiados da história, condenou a construção de muros e qualquer tipo de instrumento que vise criminalizar a migração e foi mais adiante propondo uma CIDADANIA UNIVERSAL. Uma vez que os imigrantes não são culpados pelas crises econômicas e instabilidades nos países em que se refugiaram, e que para ele NENHUM imigrante é ilegal.

Ao longo de outras partes do discurso, o presidente condenou outras atitudes dos Estados Unidos e demonstrou solidariedade em relação aos ideais cubanos.

Para saber mais o discurso de Evo Morales na íntegra: