Catalunha, Independência, Oposição, Relações Exteriores, Violência

Uruguai se posiciona contra a independência da Catalunha

Ana Letícia Palacio Hortolani

Nessa semana (09/10), o El País Uruguay publicou uma matéria a respeito da questão na Catalunha. Foi noticiado o posicionamento do governo e sua oposição, ambos contra a independência da região. Na matéria, podemos ver citações da vice-presidente e do presidente do partido de esquerda espanhol condenando os atos a favor da independência.

De acordo com as notícias presentes nos jornais uruguaios, podemos perceber o posicionamento do país. Segundo o Ministro das Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, a fragmentação da Espanha pode gerar dificuldades nas relações entre os dois países. A mensagem da chancelaria ainda afirma a ilegalidade do ato, uma vez que este foi declarado nulo pelo Tribunal Constitucional da Espanha. Nin Novoa ainda completou citando a constituição espanhola, que estabelece uma unidade política indivisível, sendo possível uma separação somente perante uma votação popular.

O jornal El Observador publicou um parecer do governo uruguaio, que lamentava os atos de violência ocorridos durante o referendo sobre a independência da Catalunha, e disse que a melhor forma de se restaurar a normalidade no país é através do diálogo. A atual vice-presidente, Lucia Topolansky, também condenou veemente os atos de violência. O jornal ainda cita alguns prováveis motivos pelo qual o Uruguai se posicionou contra a independência, dentre esses motivos está a ONU, que desde seu surgimento, apoiou a independência de colônias, e não de grupos étnicos, além do que, deve prezar por uma estabilidade internacional, que não será alcançada através da violência.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s