Comemoração, Conflitos, Direitos Humanos, Indígenas

Dia da Descolonização Espanhola é lembrado pelo Presidente Evo Morales

Luísa da Silva Gomes

A mídia boliviana, de maneira geral, embora também aborda assuntos globais, sempre estiveram mais voltadas para notícias sobre seus vizinhos de continente da América do Sul, notícias envolvendo os Estados Unidos e assuntos relativamente mais nacionais e nacionalistas.

Pouco se teve notícia sobre os assuntos envolvendo as relações políticas e econômicas com a União Europeia na última semana, apesar de ser um dos temas globais que está em alta em outros países, entretanto, é importante lembrar que a economia boliviana não é tão ligada com a economia europeia.

Dentro do contexto nacionalista da mídia boliviana, um assunto muito lembrado nesta última semana, assim como o aniversário de 50 anos desde a morte de Che Guevara (9 de outubro de 1967), foi a comemoração do dia 12 de outubro, Dia da Descolonização Espanhola.

O dia foi lembrado por Evo Morales, em memória da morte dos milhares de indígenas assassinados durante a colonização, que por outro lado também comemorou a libertação do status Bolívia-colônia. Vale lembrar que Evo Morales desde o começo de seu primeiro mandato sempre foi grande defensor da igualdade de direito dos indígenas e sempre brigou e lutou na linha de frente pela igualdade de direito de Estados soberanos como a Bolívia que em sua visão muitas vezes são subestimados ao estado de colônia ao qual pertencem mais.

Para saber mais:

Uma das muitas notícias publicadas em memória de Che Guevara, que nos ajuda a compreender um pouco sobre a imagem que o país tem acerca da figura de Che:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s