Acordos, Crimes, EUA, NAFTA, Nomeação, Relações Exteriores

A Crise Humanitária e o Retrocesso da Mentalidade dos Estados Unidos

Júlia Vilela Fernandez

Após dois meses da crescente crise que deixou 600 mil pessoas muçulmanas Rohingya em Myanmar deslocadas, o primeiro-ministro, Justin Trudeau nomeou Rob Rae como um agente especial para ajudar a intervenção canadense na área.

Rae terá o papel de informar o primeiro ministro de forma direta sobre o assunto; ele irá desempenhar um papel nítido e político em Myanmar, mas sem a intenção de comprometer as relações diplomáticas com o governo local, que é bem brutal quando se trata de interferência estrangeira em assuntos internos.

O Canadá espera que Rae consiga promover a responsabilidade por supostos crimes que têm acontecido com a população vulnerável de Myanmar, principalmente com os muçulmanos Rohingya e outras minorias religiosas e étnicas, não se esquecendo da violência contra meninas e mulheres.

Rob Rae

Chrystia Freeland, ministra das relações exterior do Canadá, acusou os Estados Unidos, na quarta rodada de negociações do NAFTA, de tentar minar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.  As demandas não convencionais que os EUA estão usando para negociar o pacto comercial trilateral faz ele se tornar muito mais desafiador.

Freeland enfatizou que o NAFTA criou empregos e oportunidades para os três membros do bloco nos últimos 23 anos e que, no entanto, nas rodadas três e quatro de negociações, foram apresentadas um retrocesso de propostas pelos EUA que são parecidas as propostas de abertura do bloco, ela confirmou que algumas dessas propostas são contrárias às regras da Organização Mundial do  Comércio (OMC), o que fez ela ficar bem preocupada. As exigências que o negociadores de Trump estão colocando sobre as regras nacionais de conteúdo prejudicaram de forma bem grave as cadeias de suprimentos, enfraquecendo a produtividade e ameaçando emprego nos três países.

Freeland disse que o  NAFTAatualmente está com uma mentalidade de o vencedor leva tudo, e que isso não ajudará a chegar em uma modernização do bloco onde todos os membros saiam beneficiados.

Para saber mais sobre Rob Rae, o enviado do Canadá a Myanmar:

Para saber mais sobre a quarta rodada do NAFTA:

Para saber mais sobre o gerenciamento de suprimentos discutidos pelos negociadores na quarta rodada do NAFTA:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s