Catalunha, Independência, Lobby, Parlamento, União Europeia

Catalunha e a Indústria Alemã

Eloisa Salles Gomes

Mantendo a parceria no eixo franco-alemão no cenário europeu, Merkel, primeira ministra alemã, e Macron, presidente francês, declararam não reconhecer a independência catalã caso ocorra.

Protesto para a independência da Catalunha

“Apoiamos a posição do Governo espanhol”, disse a chanceler. Macron foi um passo além ao garantir que a cúpula mandará “uma mensagem de unidade em torno da Espanha”, apesar de fontes diplomáticas explicarem que Madri não pediu nada disso. “Estamos muito preocupados e apoiamos a posição do Governo espanhol”, disse Merkel, para depois acrescentar que espera que para a Catalunha seja encontrada “uma solução com base na Constituição espanhola”.

Na cúpula das últimas quinta-feira (19/10) e sexta-feira (20/10), a Catalunha não entrou oficialmente para a agenda de discussão do Parlamento Europeu, mas inevitavelmente se tornou um assunto a ser debatido. A independência da região tem sido fortemente recusada pelos parlamentares, que defendem o governo espanhol e estimulam a intervenção pacífica deste. “Ninguém na UE reconheceria a independência da Catalunha”, ressaltou o presidente do Parlamento, o italiano Antonio Tajani.

Um grupo de lobby alemão, o BDI (Federação das Indústrias Alemãs – em alemão: Bundesverband der Deutschen Industrie), pediu para que ambos governos dialoguem de maneira séria, mantendo a paz em primeiro lugar. “Uma secessão da região do Estado espanhol significaria profundos cortes dos dois lados e levaria a incertezas em uma economia fortemente orientada para as exportações”, afirmou o diretor-gerente do BDI, Joachim Lang. Entre as 1.600 empresas espanholas com participação alemã, mais da metade se localizam na região catalã.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s