Eleição, Extrema Direita, ONU, Parlamento, Populismo, Sistema Político

A volta da temida extrema direita na Alemanha

Eloisa Salles Gomes

Com o resultado das últimas eleições federais, a extrema direita retorna ao Bundestag (Parlamento) após mais de 50 anos afastada ou até mesmo “esquecida”. O resultado gerou protestos na capital alemã e após as lamentações dos concorrentes, como Merkel e Schulz (social democrata), levou os demais parlamentares a criarem diversas estratégias para isolar o partido AfD nas discussões federais.

Não só o resultado geral das eleições, mas a conquista da AfD no parlamento com discursos como “recuperarmos o nosso país e o nosso povo” e semelhantes, pegou todos de surpresa. Atingindo a marca de quase 13% dos votos em âmbito federal (é necessário ter no mínimo 5% para entrar no Bundestag), ela se tornou a terceira força no Poder Legislativo, sendo responsável, de um modo geral, pelas finanças do país.

Ao representar o país no debate anual da Assembleia Geral da ONU, o ministro das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, criticou fortemente o populismo não só na Alemanha, mas no mundo todo.  “O egoísmo nacional não tem valor como um princípio regulatório para o nosso mundo. (…) Nessa visão de mundo, prevalece a lei do mais forte, não a força da lei.”, argumentou Gabriel ainda lembrou que a história do país confirma os riscos da frente política extremista. “O lema ‘nosso país primeiro’ não leva a mais confrontos nacionais e menos prosperidade. No final, só haverá perdedores”, apontou.

Em uma entrevista pouco antes das eleições federais, Gabriel repreendeu a presença da AfD no Parlamento: “pela primeira vez desde 1945, nazistas reais poderão ocupar a tribuna do Reichstag [edifício do Parlamento]”.

Reichstag atualmente (esq.)

Em 1945, logo após o bombardeio a Berlim dos aliados na II Guerra (dir.)

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s