Arte, Cultura, Filosofia Moderna, Influência, Unificação

A Projeção Cultural da Alemanha no mundo

Eloisa Salles Gomes

Desde os seus primórdios, a Alemanha pode ser considerada uma grande potência cultural (mais conhecido como “soft power” nos dias de hoje). O país possui fortes representantes da arte/literatura erudita (Bach, Beethoven, Mozart e Goethe), da Filosofia moderna e pós-moderna (Nietzsche, Kant e Marx) e da ciência (Einstein) que são conhecidos e admirados mundialmente até hoje, levando a nação ser conhecida como das Land der Dichter und Denker (a terra dos poetas e dos pensadores) e alguns autores não germânicos a acreditarem no “Gênio Alemão”.

Mesmo saindo como perdedora das duas guerras mundiais, a Alemanha ainda é considerada um polo de ciência (que cada vez mais busca a internacionalização, se abrindo cada vez mais para cientistas estrangeiros) e cultura (que não se resume em Oktoberfest). Mesmo sendo considerada uma nação “nova” por conta dos vários processos de unificação e ramificação até chegar o que é atualmente, ela se comporta como um organismo em constante desenvolvimento e multicultural, com uma grande diversidade cosmopolita, resultado da forte tradição federalista, que só se deu início no ano de 1871 (Primeira Unificação Alemã). Atualmente a indústria criativa alemã tem grande potencial para se expandir ainda mais mundialmente.

No Brasil, por exemplo, além da forte influência na região sul, a Embaixada da Alemanha em Brasília é uma das mais bem estruturadas e financia/promove eventos, como a maior Oktoberfest do Brasil, em Blumenau (SC). Atualmente, o alemão é o segundo idioma mais estudado no mundo, atrás somente do inglês.

Oktoberfest em Munique, festa mais tradicional da Alemanha.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s