Concurso, Crise, Miss Universo, Representação

A Representação Venezuelana no Miss Universo X A Crise no País

Julia Viana

Elas foram embaixadoras internacional da beleza venezuelana e se orgulham disso. Porém, Alicia Machado, Maritza Sayalero, Stefania Fernández e Bárbara Palacios concordam: a Venezuela está em crise e não é oportuno agora falar de concursos como o Miss Universo.

Ainda faltam vários meses para o próximo concurso, mas as redes sociais têm sido um debate sobre a participação da Venezuela no Miss Universo, num momento em que o país passa por crescentes tensões internas. A maioria das pessoas envolvidas no concurso estão em silêncio, com exceção de algumas de suas rainhas, que pensam que, nas atuais circunstâncias, isso não é uma prioridade.

“Um concurso de beleza é a coisa mais superficial que existe na face da terra para a Venezuela. É uma perda de tempo prestar atenção nisso”, diz Machado, Miss Universo em 1996, à Associated Press. “O país está imerso num desastre nacional. Não temos absolutamente nada para estar celebrando. O país está fora de controle”.

Alicia Machado, Miss Universo 1996

A crise não apenas fez a Venezuela questionar sua participação em 2017, mas em 2016 os reflexos eram nítidos. Apenas 100 pessoas se reuniram para aplaudir a coroação de Keysi Sayago como a venezuelana mais bonita de 2016, na noite de quinta-feira. Se concorresse há alguns anos, a engenheira mecânica de 22 anos, representante do estado de Monagas, desfilaria para 15 mil espectadores, em uma festa condizente com uma tradição nacional em concursos de beleza que já rendeu à Venezuela sete títulos de Miss Universo.

Em vez da pompa, Keysi recebeu a láurea em um espetáculo mais intimista, adequado para caber em um estúdio de televisão. Na lista de atrações, artistas menos badalados. Em entrevista à Efe, o diretor do programa, Erick Simonato, ressaltou que os problemas de organização não eram inéditos, mas que este ano se tornaram mais urgentes. Faltaram, por exemplo, produtos essenciais à produção das 24 competidoras, como maquiagem, fita adesiva, botões de vestidos e tecidos.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s