Concurso, Direitos Humanos, Iluminismo, Influência, Literatura, Nacionalismo, Representação Cultural

Traços culturais e a construção de uma identidade

Larissa Zanfolin do Nascimento

A França em toda sua história pode ser considerada como uma potência em difusão cultural, sua influência se faz presente de forma sutil em todas as esferas culturais por grande parte dos países. Estando no foco de movimentos como o Iluminismo a França foi capaz de difundir ideais como a universalidade da razão e aspectos culturais, e uma vez sendo a sede da revolução francesa pode transmitir ideais revolucionários e de direitos humanos sustentando a revolução nos valores de liberdade, igualdade e fraternidade.

Sendo um país com fortes raízes culturais a França se projeta de forma a influenciar outros países, uma vez que esta prática pode ser dita como política se estabelecendo uma relação de poder sem utilizar da força, essa projeção cultural internacional se dá através da forma com que o país se apresenta e o que agrega aos outros. Nomes como Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros), Victor Hugo (Os Miseráveis), Coco Chanel, Simone de Beauvoir, Claude Monet, Michel Foucault, Montesquieu são reconhecidos mundialmente como influenciadores de ideias.

As formas de difundir conceitos culturais variam de acordo com o período e com a base de interesse. A imagem criada a partir dessas condições despertam estereótipos da cultura acerca daquilo que foi mostrado e como foi mostrado. Usando o concurso de miss universo como um parâmetro para analisar a forma com que as candidatas expõem seus países pode-se perceber a identidade que o Estado busca passar pelas diferentes razões.

No ano de 2016 a vencedora do concurso foi a francesa Íris Mittenaerea, modelo e estudante de odontologia de 24 anos, que se descreveu como uma mulher que gosta de praticar esportes radicais, cozinhar pratos típicos franceses e fazer trabalho voluntário. A modelo dedica parte de seu tempo como miss universo a organizações não governamentais como a Cruz vermelha e Smile Train. Entre aspectos que a francesa reforçou durante declarações sobre seu país tiveram destaques: a história, as lindas cidades, valores franceses difundidos além da culinária.

Íris Mittenaerea

A incisão em demonstrar o amor a pátria por Mittenaerea reflete o quanto o nacionalismo francês se faz presente na imagem e estereótipo do que é ser francês, reforçando a imagem que se tem do nacionalismo francês como um dos mais fortes culturalmente. Assim como as vezes em que foi explicitamente reforçada a ideia da França como um país lindo e digno de todo o turismo que recebe. Independentemente das razões pelas quais um país se projeta culturalmente isso influencia as relações com outros países em todas as esferas da sociedade e até instituindo uma relação de dependência entre eles.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s