Acordos, Cooperação, Direitos Humanos, Encontro, Negociações, Paz, Refugiados

A APEC de Justin Trudeau

Júlia Vilela Fernandez

Com a cimeira da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) chegando, Justin Trudeau viajou hoje, 07 de novembro de 2017, para o Vietnã onde ocorrerá o encontro entre os líderes dos países membros. Dois dias antes da reunião com todos os líderes, Trudeau fará uma visita ao primeiro-ministro vietnamita, sendo o segundo encontro entre os dois desde o fim da guerra do Vietnã e a normalização das relações.

Segundo fontes do governo, a relação bilateral entre os dois países é inegavelmente definida pela guerra, já que o envolvimento do Canadá no conflito liderado pelos EUA foi neutra, isso garantiu a posição como um dos campeões mundiais na manutenção da paz, e que após a guerra, recebeu milhares de pessoas fugindo do Vietnã.

Os relatórios da renovação do acordo sugere que as negociações estão em uma reta final, tendo alguns dos países pressionando a assinatura na cúpula da APEC, para que a normalização do acordo seja rápida.

As propostas econômicas que Trudeau pediu na renovação do acordo foram combinadas junto aos direitos humanos dos países membros, já que o Canadá está em uma luta muito grande por essa causa, o primeiro-ministro canadense pretende relacionar a infraestrutura do comércio com melhoras na questão de direitos humanos, principalmente a questão trabalhista.

Cooperação Econômica Ásia-Pacífico

O Canadá está se preparando para realizar uma das promessas mais polêmica de Justin Trudeau, legalizar a maconha. Com o prazo de conseguir a legalização até julho de 2018, a Câmara dos Comuns está estudando a proposta, que deve ser aprovada já que o Partido Liberal de Justin Trudeau ocupa a maioria das cadeiras.

O maior problema pode ser a resistência que irá enfrentar no Senado até o final do ano, vários senadores expressam dúvida se a lei será aprovada até julho de 2018, já que a data é um “limite político” na qual o Senado não é obrigado a cumprir.

Para saber mais sobre o papel do Canadá na APEC:

Para saber mais sobre a legalização da maconha no Canadá:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s