Apoio, Educação, Relações Exteriores, Saúde, Seca, Visita

Príncipe Herdeiro Norueguês visita Etiópia

Fabiano Almeida

Nesta Terça-feira (07/11) o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, chegou para sua visita de três dias na Etiópia. Em companhia de sua esposa, Mette-Marit, o casal foi recebido pelo presidente do país Malatu Teshome e sua esposa, Meaza Abraham, em uma cerimônia fora do palácio presidencial.

Príncipe Haakon Magnus

Esta visita é comparada com a visita realizada pelo rei Olav V em 1966, há 51 anos atrás. Visita da qual marcou a criação para décadas de boas relações entre a Noruega e a Etiópia. “- É ótimo estar aqui. Meu falecido avô, o rei Olav, visitou a Etiópia 51 anos atrás. Estou muito satisfeito em seguir alguns de seus passos, e aprender mais sobre o modo como nossas relações bilaterais evoluíram nas últimas décadas.” disse Magno a imprensa.

O Príncipe Herdeiro é também representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros (UD). O Ministério afirma que os tópicos para a visita são a saúde e a educação, a situação de migração e refugiados e a promoção de negócios noruegueses. Nos dois primeiros dias de visita ocorrem na capital Addis Abeba. A visita se encerrará na quinta, quando o príncipe herdeiro visitará Shire, que se encontra ao norte do país. A visita tem nessa região o propósito de obter conhecimento sobre o modo de vida local.

Dentro de outros aspectos o príncipe herdeiro em sua visita firma maior apoio humanitário para a Etiópia. Os novos fundos humanitários da Noruega irão para as populações locais em áreas mais atingidas pela seca. A ajuda humanitária da Noruega é canalizada através da ONU, da Cruz Vermelha e organizações humanitárias norueguesas. 

Em sua totalidade a Noruega contribuiu com 79 milhões de NOK (Coroa Norueguesa), algo em torno de 9 milhões de dólares em 2017. Em declaração sobre o apoio a ministra das Relações Exteriores, Ine Eriksen Søreide, afirma: “-A situação humanitária em partes da Etiópia é grave devido à seca prolongada. A Noruega agora está contribuindo com mais 10 milhões de NOK para ajudar as pessoas necessitadas e avaliamos continuamente o aumento do apoio”.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s