Cultura, Diversidade, Estereótipo, Globalização, Pluralismo

Pluralidade e estereótipos da cultura indiana

Larissa Rodrigues de França

Num mundo globalizado é importante pensarmos o conceito de cultura e como um país é visto através da mesma. A Índia é um país marcado pelo pluralismo cultural, onde as tradições têm sido conservadas e novos costumes são absorvidos.

Existem várias maneiras de um país demonstrar sua cultura e uma dela é através do concurso Miss Universo que ocorre anualmente onde há uma categoria de apresentação de um traje nacional. Mas como o traje da Miss Índia, Roshmitha Harimurthy, mostra ao mundo a identidade indiana?

Com o traje a miss Índia buscou representar o teatro e dança indiana, porém voltados para os estados do sul, Karmataka e Kerala. Com a pluralidade cultural da Índia, é difícil criar definições para compreender as diferenças mais extremas de um país com uma população de 1,324 bilhões de pessoas, onde predomina tantas línguas e religiões.

Roshmitha Harimurthy

Além disso, por essa diversidade, é natural que estereótipos sejam criados além de serem reforçados pela mídia e outros meios de comunicação. É normal que se pense que na Índia, elefantes e vacas circulam livremente pelos centros urbanos, mas em Mumbai, por exemplo, não é comum, que encantadores de cobra pelas ruas ainda existem, pois assim como os dotes foram proibidos, mas ainda existem em alguns lugares,não sendo comum como nos é mostrado. Enfim também nos é passado a idéia de que a índia é um país muito pobre, e é correto o fato de que a desigualdade social na índia é bem alarmante, Mumbai por exemplo é uma cidade que concentra inúmeros milionários, deixando bem claro o problema de concentração de renda.

Por fim a Índia é um país de extremos com uma grande diversidade cultural, onde para compreender acreditamos que reduzir pode ser um caminho, porém isso nos leva a criação de estereótipos.

 

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s