Aliança, Fronteiras, Invasão, OTAN, Preparação, Proteção

Precaução ou Exagero? Finlândia e Suécia se preparam para uma possível agressão russa

Ana Letícia Palacio Hortolani

A possibilidade da Finlândia se unir à OTAN causou uma reação negativa por parte do presidente Vladmir Putin, que ameaçou uma invasão. O clima de hostilidade só piorou quando a Suécia demonstrou interesse em participar da aliança militar, sendo considerada por Putin, uma “ameaça adicional”.

A Suécia por muito tempo foi vista como um país “não-alinhado”, porém, isso pode mudar com as ameaças russas. Após o pronunciamento de Putin, o ministro de defesa sueco Peter Hultqvist, se encontrou com o secretário de defesa dos Estados Unidos, James Mattis, a fim de melhorar suas relações bilaterais. Segundo o pronunciamento de Mattis para o jornal Dagens Nyheter, “estaremos (EUA) ao lado da Suécia e de todas as outras democracias. A Suécia não faz parte da OTAN, mas mesmo assim, do nosso ponto de vista, é amigo e aliado”.

Secretário de Defesa doa EUA, James Mattis (à esquerda), e Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist (à direita.)

A Finlândia, assim como sua vizinha, também vem se preparando para uma possível invasão da Rússia. De acordo com o colunista do The Wall Street Journal, Thomas Grove, o país teria desenvolvido um sistema de bunkers e túneis em Helsinki, a fim de parar uma agressão russa. Em resposta, o Ministério da Defesa da Finlândia declarou ao jornal estadunidense que o sistema de bunkers teria sido desenvolvido por causa da experiência com a segunda guerra mundial, e que teria o objetivo de proteger as pessoas em caso de fortes bombardeios.

É necessário relembrar que a Noruega, em 2016, reforçou sua fronteira com a Rússia, entretanto, declarou que o ato era “irrelevante em termos de política externa”.

Indo contra essa visão de “ameaça russa”, o especialista militar Viktor Baranets, declarou ao serviço russo da Sputnik que a Rússia não tem intenção de invadir a Finlândia, e que as medidas de proteção seriam um exagero. Ainda acrescentou que quando essa “esquizofrenia social” passar, a própria população iria achar graça das declarações dos políticos que querem assustar o povo finlandês.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s