Crimes Arquivados, Espionagem, Repercussão Mundial, Sequestro, Suicídio, Terrorismo

40 anos do caso Baader-Meinhof e as lições deixadas até hoje

Eloisa Salles Gomes

Entre setembro e outubro de 1977, a Alemanha passava pelo chamado “Outono Alemão”, um dos períodos de maior tensão no pós-guerra. Uma série de ataques terroristas, incluindo um sequestro de um avião de passageiros da empresa Lufthansa, atentados à bomba, assassinatos do procurador-geral, do presidente de um dos maiores bancos alemães e integrantes do serviço de segurança, etc. promovidos pela Fração do Exército Vermelho (em alemãoRote Armee Fraktion ou RAF), mais conhecido como Grupo Baader-Meinhof no país germânico, fundada na antiga Alemanha Oriental e autointitulado como “guerrilha urbana comunista” e “anti-imperialista”.

Rote Armee Fraktion – Fração do Exército Vermelho

 

Após o fracasso da operação com o intuito de sequestrar o voo 181 da Lufthansa em 13 de outubro de 1977, três membros (Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe – sendo os dois primeiros membros fundadores) do grupo cometeram suicídio na prisão. Na época, a notícia teve repercussão mundial, marcando o ápice da expressão mais violenta e extrema dos anos 60/70.

“Para quem acompanhou aquela época, foi algo comparável a um 11 de setembro de 2001 alemão”, recordou o jornalista Stefan Aust. “Foi uma ameaça enorme e direta contra a segurança interna do país.”

Os membros sobreviventes declaram fim do grupo em 1998, deixando feridas abertas até hoje, como investigações não finalizadas e assassinatos não esclarecidos.

O Outono Alemão é considerado um dos eventos que mais definiram a história do país. Ao se deparar com o quadro atual quando a questão é terrorismo, o governo tenta evitar ao máximo reações excessivas e se concentrar, ao invés disso, ele investe no trabalho policial habilidoso e persistente, incluindo técnicas de espionagem inteligente.

Mas ainda assim, há grandes diferenças entre 1960/70 e 2017. “Sabíamos tudo sobre eles – seus nomes, até seus boletins escolares”, afirma Aust. O mesmo não pode ser dito atualmente.

 

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s