Ataque, Guerra Civil, Independência, Rússia, Retrospectiva Histórica, URSS

Finlândia e seus 100 anos de Independência

Ana Letícia Palacio Hortolani

No dia 6 de dezembro de 2017, a Finlândia comemorou 100 anos desde sua independência da Rússia.

Antes de sua independência, a Finlândia pertencia a Suécia, até esta perder sua posição como potência da época e ter seu domínio conquistado pelo Império Russo, em 1809. Nesse período, a Finlândia era apenas uma província, sem nenhuma entidade nacional e completamente comandada por Estocolmo. Contudo, ao se integrar ao território Russo, tornou-se um Grão Ducado comandado por finlandeses. Esse Grão Ducado foi conquistando cada vez mais autonomia, declarando Helsinki como sua capital e oficializando sua língua. Até que em 6 de dezembro de 1917, juntamente com a Revolução Russa,  ocorre a independência da Finlândia.

Cerca de um ano após sua independência, o país se viu em uma guerra civil entre partidos políticos apoiados pela União Soviética (vermelhos), e partidos conservadores (brancos), apoiados pelos alemães e suecos. Com o fim da guerra em 1920, a Finlândia se tornou uma república presidencialista.

Essa questão do apoio dos alemães é muito importante, pois durante a Guerra de Inverno (1939-1940) o exército finlandês lutou contra a União Soviética, expulsando-os do norte do país. 

Em 1942, os soviéticos lançaram uma bomba sob a capital finlandesa, matando 51 pessoas e deixando vários feridos. Esse ano, em comemoração aos 100 anos da independência, o jornal Helsingin Sanomat publicou uma foto do local atacado, 75 anos depois.

1942

2017

O objetivo principal dessa retrospectiva histórica foi mostrar que mesmo com uma independência tardia, e sofrendo com as consequências das guerras, é possível um país desenvolver-se, tendo como base a educação e sempre visando a prosperidade de seu povo.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s