Eleição, Manifestações, Representação, Resultado, Tribunal

Tensão na política boliviana

Luísa da Silva Gomes

Neste mês, uma série de manifestações têm ocorrido para que haja uma mudança durante o processo de eleições no país. Aqui no Brasil, como é de costume, seja nas eleições municipais ou nas eleições nacionais, a população tem acesso ao resultado completo das eleições, qual foi o número de votos para os candidatos que disputaram a eleição e o número de votos nulos e brancos. Porém o mesmo não acontece na Bolívia.

Uma série de manifestações e protestos vem ocorrendo na Bolívia pressionando o TSE para que após apurado o resultado das eleições sejam divulgados o número de votos nulos. Dentre os diversos argumentos para que isso ocorra temos o de que em um processo democrático não se pode permitir que haja censura a informação e a liberdade de expressão dos cidadãos, como dito pelo deputado Gonzalo Barrientos.

Independente das convicções pessoais sobre a representatividade que o voto nulo tem sobre certa parte da população, ou como a tempos é discutido no Brasil, a falta de representatividade que o voto nulo visa expressar, o ponto principal não é esse, e sim de que forma ocultar certos tipos de informação da população durante um processo democrático afeta a credibilidade que a população tem para com a política nacional.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s