BBC, Cooperação, Economia, Terrorismo, Trump

Índia e EUA: cooperação contra o terrorismo

Larissa Rodrigues de França

Em junho deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu na casa branca o primeiro-ministro indiano. Esse primeiro encontro dos dois chefes de Estado ficou marcado pela manifestação das partes em unir esforços para combater o terrorismo. A casa branca comunicou que a Índia e os EUA vão se unir contra esse grande desafio para a humanidade.

Essa decisão dos estados unidos em expandir suas relações com a índia, decerto vai afetar as relações com o país rival da Índia, o Paquistão, que apesar de ter sido um grande aliado dos EUA no sul da Ásia durante anos, há uma frustração com o que os EUA dizem ser um fracasso do Paquistão na redução do apoio à insurgência do Talibã no Afeganistão. Agora os EUA querem que a índia desempenhe um papel a mais nessa questão e também no desenvolvimento econômico.

Os líderes Americano e Indiano, deixaram um aviso para o Paquistão, segundo a BBC, onde exigem que o mesmo não deixe seu território ser utilizado para lançar ataques terroristas, também afirmam que vão cooperar contra ameaças dos grupos paquistaneses, incluindo Jaish-e-Mohammed e Lashkar-e-Taiba, que para as autoridades indianas são os autores dos atentados de 2008, que ocorreram em Bombaim e em 2016 em uma base em Pathankot.

“A relação entre a Índia e os Estados Unidos nunca foi tão forte, nunca foi melhor”, afirmou Donald Trump.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s