Aliança, Coalizão, Eleição, Negociações, Parlamento

Fracasso com a formação de governo pode levar a novas eleições na Alemanha

Eloisa Salles Gomes

Na madrugada desta segunda-feira (dia 20/11), as negociações para a formação de um governo fracassaram na Alemanha. O país dependia de uma aliança entre os partidos da atual chanceler, a CDU/CSU, os Liberais e os Verdes, mas Merkel veio á público pouco antes da meia-noite para anunciar que a coalizão não foi sucedida.

O futuro do país segue incerto, pois não havia a expectativa de um resultado tão negativo dentro do Parlamento. Há três opções nas quais o Presidente Frank-Walter Steinmeier desempenha um papel crucial: a formação de um governo de minoria, uma nova edição da coalizão entre a CDU/CSU e o Partido Liberal-Democrata (SPD) ou novas eleições.

Angela Merkel declarou que na ausência de novas possibilidades para negociações, a convocação de novas eleições seria o caminho mais certo é que ela mesma estaria disposta a se candidatar. Caso ocorra, uma segunda eleição seria algo inédito na história do país.

Em um pronunciamento em Berlim, o presidente Steinmeier pressionou os partidos a manterem um diálogo e rejeitou a possibilidade de uma nova eleição. “Quem se candidata, perante os eleitores, à responsabilidade política não pode se omitir quando ela lhe é dada”, afirmou o chefe de Estado. Segundo ele, a responsabilidade proveniente das urnas “não pode simplesmente voltar aos eleitores”. O presidente se reunirá nesta quarta-feira com o líder do SPD, Martin Schulz, que se recusou a participar do governo.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s