China, Livre Comércio, Mercosul, Negociações, Protecionismo, Trump, UNASUL

Uruguai e o URUEXIT

Ana Letícia Palacio Hortolani

Não é de hoje que o Uruguai vem se mostrando interessado em se abrir para o mundo, voltando-se cada vez menos ao MERCOSUL, e à sumida UNASUL.

Ano passado, o Uruguai iniciou as negociações de um tratado de livre comércio com a China, que ocupa atualmente o lugar de segunda maior economia mundial. A decadência do MERCOSUL levou a direita e a esquerda uruguaia concordarem que é necessário abrir o comércio para o mundo.

De acordo com o Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, os uruguaios acreditam que a China representa grande papel na economia do século XXI, e que mesmo assim o MERCOSUL não apoiaria um pacto com o país, especialmente pelo fato de alguns países membros ainda não possuírem relações diplomáticas com o país asiático. É importante ressaltar que a América Latina ainda depende muito dos Estados Unidos, o que vem a ser prejudicial com as ideologias protecionistas do atual presidente norte-americano, Donald Trump. Porém, no âmbito uruguaio, esse protecionismo não o aflige de maneira tão prejudicial quanto aos outros países latino-americanos, pelo fato de os EUA serem seu terceiro maior parceiro comercial, ficando atrás do Brasil e da China.

Tabaré Vázquez, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em outubro. REUTERS

A China, por sua vez, demonstra-se cada vez mais interessada em negociar com o Uruguai, e sabendo das condições implicadas ao país sul-americano por fazer parte do MERCOSUL, não descarta a possibilidade de negociar com o bloco. Entretanto, ainda há muito a ser discutido com os membros do MERCOSUL em relação ao início de um novo acordo com a China, o que pode implicar em uma atitude por parte do Uruguai, o chamado “URUEXIT”.

Para saber mais acesse:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s