Conheça o MUN-FMU

Catharina Magalhães
Secretária-Geral do MUN-FMU 2017

Os modelos da Organizações das Nações Unidas (ou MUNs, da expressão em inglês Model United Nations) iniciaram na década de 1920, quando alunos de universidades estadunidenses começaram a representar e discutir as pautas da Liga das Nações. Com a criação da ONU a prática se expandiu pelo mundo. O objetivo era levar o conhecimento aos jovens estudantes sobre o funcionamento da organização, contribuindo não apenas para a propagação dos ideais defendidos pelas Nações Unidas, mas, também, para uma maior aproximação entre os povos, uma vez que a experiência de simular leva ao participante o conhecimento das diversidades culturais dos mais diferentes países do mundo.

Nos MUNs, os estudantes são convidados a representarem delegações específicas em determinadas organizações internacionais, buscando discutir e encontrar soluções para os problemas do mundo, nas mais diversas áreas, de segurança internacional, comércio, meio ambiente ou questões humanitárias. Como diplomatas, representantes dos países, juízes e repórteres, eles são convidados a entrar em um mundo idêntico àquele onde os representantes oficiais negociam, enfrentando os mesmos limites e dificuldades, mostrando, assim, a importância do diálogo e da cooperação para a solução conjunta dos temas que compõem a agenda internacional.

O MUN FMU possui os mesmos objetivos dos modelos criados no pós-ONU, e tem o propósito de levar esta experiência aos estudantes de graduação do curso de Relações Internacionais da FMU e de outras instituições, como também aos outros cursos que tenham relação com os temas discutidos, tais como Direito, Economia, Ciência Política, dentre outros.

A intenção do MUN FMU é apresentar aos estudantes a forma prática das Relações Internacionais, inserindo-os no universo da diplomacia e das negociações internacionais, visando a melhora de habilidades como liderança, trabalho em equipe, oratória, dentre outras fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

O MUN FMU anseia a participação de todos os alunos do curso de Relações Internacionais da FMU, e que nossas postagens no Observatório os estimulem a buscarem esta experiência.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s